quinta-feira, 23 de junho de 2011

ÍTALO MUDADO

Wednesday, June 22, 2011

Querido Lucas,


Hoje você completa 8 meses de vida. Hoje mamãe e papai completam 9 anos de casamento. Apesar destes dois motivos maravilhosos para comemoracão, mamãe hoje tem uma (ou mais) lágrimas no coracão. Hoje o seu tio-bisavô Italo Mudado faleceu. Você não o conheceu, infelizmente. Apesar de há anos não vê-lo, estava nos planos uma visita a antiga casa do Barro Preto na nossa próxima ida ao Brasil. Difícil ainda acreditar que ele nao estará lá.


Fiquei tentando lembrar a última vez que o encontrei, entretanto, não consigo. Acredito que foi em uma de suas peças teatrais, mas não tenho certeza. Minhas lembranças do Tio Italo estão, mais do que tudo, associadas à minha infância. Lembro-me de pensar se um dia seria gente grande como ele. Por que o Tio Italo para mim, era gente grande, de verdade: alto, e com uma postura sempre elegante. Falava com autoridade e leveza. Tinha um tom ético na voz. Parecia ter uma cultura infinita. Citava peças gregas e filósofos em meio a uma conversa trivial, com fluidez e gentileza. Falava corretamente e de forma bonita; dava gosto escutá-lo conversar. Era carinhoso. Tinha uma risada engraçada. Ele me chamava de Branca de Neve desde pequena.


Obrigada, Tio Italo, por ter feito parte da minha vida. Arrependo-me de não ter aproveitado mais da sorte de ter sido sua sobrinha enquanto você estava aqui. Nao vou deixar isso acontecer de novo no nosso próximo encontro.
Renata Prado
Denver

Um comentário:

  1. Lucas, no mundo encantado que seus pais apresentarão, histórias de suas gentes que se misturam com as de todas, um dia vc escutará que sua mãe não tem mais lágrimas no coração. Ou se as tiver é de tanto riso que guardou de ti.
    Adriana

    ResponderExcluir